segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Ras Geraldinho: o inimigo público número 1 de Americana.


Quarta-feira passada, estava o Ras sentado num pequeno degrau lendo sua Bíblia quando a porta do pavilhão se abriu num horário inabitual.

Ele estranha quando vê oito agentes penitenciários adentrarem o local daquela maneira. 
 
Imediatamente é ordenado que ele encoste na parede e é revistado.

Em seguida, mandam que ele tire toda a roupa, abra a boca, faça agachamentos, etc.

Logo após, mandam que ele coloque as roupas novamente, o algemam e o conduzem para um outro local para ser interrogado.

O motivo? A denuncia de que ele estaria acessando uma rede social naquele momento.

O denunciante? Uma autoridade do município.

O chefe do plantão do presídio perguntava sobre celular, maconha e falava sobre a denúncia que acabara de receber e a qual tinha ido checar no mesmo instante.

O Ras, apavorado com a truculência, e sabendo que é refém do sistema, mal conseguia se expressar. Mas dizia: senhores, vocês viram, eu estava lendo! O que está acontecendo?
E o chefe do plantão repetiu: uma autoridade está neste momento do outro lado da linha esperando a resposta se foi encontrado ou não um celular em seu poder.

Enquanto isso, os outros presos do pavilhão estavam sendo submetidos ao mesmo tratamento e a cela totalmente revirada, inclusive a biblioteca em que o Ras está trabalhando.

Aos outros presos era perguntado: ele é o líder de vocês? Sobre o que ele fala? O que ele fica fazendo? Etc.

Quando os agentes que estavam no pavilhão foram até o lugar onde o Ras estava sendo interrogado e disseram que nada havia sido encontrado, fizeram com que o Ras Geraldinho assinasse um termo, onde ele declara que a diretoria da Niubingui tem a sua senha, que é única para todas as suas ferramentas de internet, e que, provavelmente, seriam os responsáveis pelas atualizações na sua página da rede social.

Após ele ter assinado este termo, o chefe do plantão pegou o telefone e comunicou a autoridade que estava do outro lado, dando conta de que nada tinha sido encontrado em seu poder.

O que pensar de tudo isso? Por que algumas autoridades tem se preocupado com um preso como o Ras Geraldinho a ponto de ficar monitorando as redes sociais? É legal isso? Existe uma Lei que fundamente esse tipo de atitude de uma autoridade?


Nenhum comentário:

Postar um comentário